lundi 20 août 2007

Sporting, 4 - Académica, 1: Arranque de Leão



No arranque da Bwin Liga, o Sporting recebeu e venceu a Académica por 4-1, com golos apontados por Derlei (26 m), Liedson (44 m), Tonel (67 m) e Moutinho (89 m, gp). Num encontro que se iniciou morno, os “leões” a partir dos primeiros 20 minutos tomaram as rédeas do jogo e não deram hipótese de reacção à equipa dos estudantes.

Em jogos oficiais estrearam-se no onze “leonino”, Stojkovic, Simon e Derlei. Foi dos pés do brasileiro que saiu o primeiro golo “verde e branco”. O “Ninja” – sempre muito interventivo no ataque – aproveitou, aos 26 minutos, um bom passe de Liedson. Simon, com boa visão de jogo, abriu as pernas – deixando a bola passar – e isolou Derlei, que na hora H não hesitou e inaugurou o marcador.

Até ao minuto 26, a partida não tinha tido grandes ocasiões de golo, embora as melhores oportunidades tenham pertencido à formação da casa – Liedson, aos 4 e 15 minutos, desperdiçou duas boas ocasiões. No primeiro lance, depois de canto apontado por Ronny, Tonel e o avançado brasileiro falharam a intercepção do esférico, enquanto que no minuto 15, o “levezinho” – depois de servido por Abel – isolado frente a Pedro Roma, rematou ligeiramente ao lado.

O Sporting actuou muito coeso e concentrado na defesa, mostrando ainda algumas falhas na transição para o ataque, aspecto que foi melhorando com o decorrer do tempo, o que proporcionou bons momentos de futebol.

Liedson, aos 44 minutos, dilatou a vantagem dos “leões”. O 31 do Sporting respondeu com bom cabeceamento a um livre apontado por Ronny. Ao intervalo a vantagem de dois golos justificava-se, já que os estudantes chegaram apenas por uma vez com perigo à baliza defendida por Stojkovic.

Se os “leões” terminaram a primeira parte balanceados no ataque, não foi com menos vontade de marcar que iniciaram o segundo tempo. Mais uma vez Liedson podia ter marcado, não fora a excelente defesa de Pedro Roma para canto. Moutinho realizou um excelente trabalho na direita, cruzou para a grande área dos estudantes, onde apareceu Liedson a rematar à meia volta, obrigando Pedro Roma a efectuar a defesa da noite. A dupla atacante do Sporting pôs a cabeça em água à defesa da Académica, mostrando bom entendimento entre Derlei e Liedson. Aos 67 minutos, o momento foi do defesa Tonel, que marcou o terceiro tento, na sequência da marcação de um pontapé de canto.

Nos últimos dez minutos de jogo, a Académica reduziu a desvantagem por intermédio de Gyano, mas os “leões” estavam determinados em vencer por uma margem de três golos. Moutinho transformou, aos 89 minutos, uma grande penalidade que castigou uma falta sobre Liedson. Ao minuto 90, Adrien estreou-se em jogos oficiais pela equipa principal do Sporting.

A partida da primeira jornada deixou muito bons sinais do que a equipa do Sporting pode fazer ao longo do campeonato. A vitória foi mais do que justa, premiando a boa exibição dos “leões”, que actuaram muito concentrados na defesa e mostraram bom entendimento na saída para o ataque.

Ficha jogo:
Local: Estádio José Alvalade
Árbitro: Elmano Santos
Árbitros assistentes: Sérgio Serrão e Carlos Nilha

Sporting: Stojkovic, Abel, Polga, Tonel, Ronny, Miguel Veloso, Moutinho, Romagnoli (Farnerud, 70 m), Simon (Yannick, 70 m), Derlei (Adrien, 89 m) e Liedson.
Treinador: Paulo Bento.
Suplentes não utilizados: Tiago, Marian, Pereirinha e Gladstone.
Disciplina: Nada a assinalar
Golos: Derlei (26 m), Liedson (44 m), Tonel (67 m) e Moutinho (89 m, gp)

Académica: Pedro Roma, Joeano (Hélder Barbosa, 61 m), Káká, Berger (N’Doye, 45 m), Paulo Sérgio, Lito, Orlando, Cris, Ivanildo (Gyano, 45 m) e Tiero.
Treinador: Manuel Machado.
Suplentes não utilizados: Ricardo, Miguel Pedro, Sarmento, Pavlovic.
Disciplina: Cartão amarelo a Pedro Roma (87 m) e Kaká (87 m).
Golo: Gyano (82 m)

Aucun commentaire: