lundi 20 août 2007

Final da Supertaça


Golaço de Izmailov dá vitória ao Sporting

O Sporting venceu o FC Porto por 1-0 e conquistou, pela sexta vez, a Supertaça Cândido de Oliveira, o primeiro troféu oficial da época, em jogo disputado hoje no Estádio Municipal de Leiria. O russo Izmailov foi o autor do golaço que deu a vitória aos leões.

Jesualdo Ferreira não apresentou surpresas no onze inicial. Os reforços ficaram no banco, jogou a equipa que foi campeã nacional, com a particularidade de Pedro Emanuel ter regressado à competição oficial, depois de longa ausência por lesão. Paulo Bento apresentou quatro caras novas, em relação à época passada: Stojkovic (g.r.), Pedro Silva, Izmailov e Derlei. A ausência de Ronny do onze inicial foi a novidade, mas por pouco tempo – entrou aos dez minutos para render Pedro Silva, que saiu lesionado.

O Sporting entrou melhor no jogo e criou a primeira situação de perigo aos oito minutos, num cruzamento de Romagnoli ao qual Derlei não deu a melhor sequência (cabeceou por cima). O FC Porto reagiu e aos 17 minutos o perigo rondou a baliza leonina, num livre batido por Quaresma (bola ao poste). O jogo ficou feio, com muitas faltas e entradas à margem da lei. Até ao intervalo, a melhor oportunidade pertenceu ao Sporting, aos 44 m, mas Derlei cabeceou por cima, após canto marcado por Miguel Veloso.

Domínios repartidos na primeira parte, o Sporting iniciou a segunda novamente a pressionar. Liedson deu o primeiro aviso logo no primeiro minuto, obrigando Helton a boa defesa. E de novo o Fc Porto a equilibrar e a criar perigo para a baliza de Stojkovic, num cabeceamento de Adriano, ao lado. Miguel Veloso respondeu com um remate rasteiro, também ao lado. O jogo estava agora mais interessante, em jeito de parada e resposta. Quaresma começou a «aparecer» mais com as «trivelas», uma delas a solicitar Lisandro e este a falhar o alvo. A seguir foi a vez de João Moutinho fazer o gosto ao pé, sem êxito.

Chegava o momento decisivo das substituições. O primeiro a mexer na equipa (excepção para a substituição de Pedro Silva, por lesão) foi Jesualdo Ferreira, fazendo entrar Kazmierczak para render Marek Cech. No minuto seguinte o Sporting chegava ao golo, num disparo de Izmailov do meio da rua sem hipótese de defesa para Helton. Grande golo!

Era preciso arriscar ainda mais para tentar chegar pelo menos ao golo do empate e obrigar ao prolongamento. Jesualdo Ferreira apostou em Mariano Gonzalez e Leandro Lima, que renderam Raul Meireles e Paulo Assunção. Paulo Bento respondeu com as entradas de Yannick e Gladstone, de forma a explorar o contra-ataque rápido. Aos 81 minutos, esteve à vista o golo do FC Porto, quando Kazmierczak rematou à barra. Um susto para os leões, mas até final a equipa leonina soube segurar a vantagem e averbar uma vitória que valeu o primeiro troféu da época.

Estádio Municipal de Leiria

Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal)

FC PORTO – Helton; Bosingwa, Bruno Alves, Pedro Emanuel e Marek Cech (Kazmierczak, 74 m); Raul Meireles (Mariano Gonzalez, 78 m), Paulo Assunção (Leandro Lima, 83 m) e Fucile; Lisandro Lopez, Adriano e Ricardo Quaresma.

SPORTING – Stojkovic; Abel, Tonel, Polga e Pedro Silva (Ronny, 10 m); Miguel Veloso; João Moutinho, Romagnoli (Yannick, 86 m) e Izmailov; Derlei (Gladstone, 86 m) e Liedson.

Ao intervalo: 0-0

Golo: Izmailov (75 m)

Resultado final: 0-1

Sporting conquista Supertaça Cândido de Oliveira, o primeiro troféu oficial da ápoca.

Cartão amarelo a Paulo Assunção, Pedro Emanuel, Abel, Polga, Mariano Gonzalez e Liedson.

Aucun commentaire: