dimanche 27 mai 2007

A TAÇA DE PORTUGAL É NOSSA!

Foi em ambiente de festa que Sporting e Belenenses se encontraram no Estádio do Jamor para disputar a Taça de Portugal. Paulo Bento utilizou o mesmo “onze” titular do último encontro frente ao Belenenses para a Bwin Liga, enquanto Jorge Jesus fez cinco alterações na sua equipa. Desta vez entraram de início Costinha, Amaral, Ruben Amorim, Sandro Gaúcho e Nivaldo, substituindo os anteriores titulares Marco Aurélio, Pinheiro, Fernando, Garcês e Gaspar. À imagem dos últimos encontros, o Sporting procurou marcar cedo e poderia tê-lo feito se Pedro Proença, o árbitro lisboeta, tem assinalado a falta sobre João Moutinho, dentro da área belenense.
O jogo prosseguiu, bastante táctico, colocando frente a frente duas equipas que procuraram acautelar-se de possíveis erros, sempre à espreita de conseguir subir no terreno, com vontade de inaugurar o marcador. Mas, foi o Sporting esteve sempre mais perto de marcar, apesar do susto que a equipa do Restelo causou, à passagem do minuto 10, quando Amaral rematou cruzado e pouco ao lado da baliza de Ricardo. Do lado “leonino” Abel (de longe), Moutinho, Romagnoli e Liedson iam fazendo prever o desfecho final. Aos 35 minutos chegou-se mesmo a pensar que os “leões” iam inaugurar o marcador quando Romagnoli obrigou Costinha a defender para a frente, Nani não conseguiu acertar na bola, esta sobrou para Alecsandro que acabou por hesitar, perdendo a hipóteses de facturar para os “leões”.
O Sporting terminou a primeira parte a dominar, a obrigar o Belenenses a utilizar todas as suas armas para não ser batido. O Belenenses recuou imenso no terreno com o passar do jogo, sempre à espreita da possibilidade de arrancar em contra-ataque. E, foi numa jogada de contra-ataque que Silas obrigou Ricardo a defender com dificuldade. Mas, de seguida os homens do Restelo voltaram a recuar à espera do apito para o intervalo.
No segundo tempo, Costinha voltou a dificultar a vida aos “leões” quando, por duas vezes, defendeu dois remates fortes de Liedson. O Sporting continuava em busca do seu objectivo, com Paulo Bento a fazer as suas primeiras alterações, fazendo entrar Tonel para jogar ao lado de Polga e Caneira para o lado esquerdo, ocupando o lugar do substituído Tello. De seguida, foi a vez de sair o avançado Alecsandro, que foi substituído pelo mais irrequieto e rápido Yannick Djaló.
A dez minutos do fim, os “leões” davam o seu tudo por tudo, com remates sem fim. E, foi a determinação do grupo que fez com que, finalmente, se fizesse a festa no Jamor. Aos 85 minutos Liedson conseguiu finalizar da melhor forma um cruzamento que nasceu nos pés de Miguel Veloso. A miudagem até tinha preparado uma coreografia especial para celebrar este tão desejado tento e dançou porque a festa era merecida.
TAÇA DE PORTUGAL - SPORTING, 1- BELENENSES, 0Estádio do Jamor, em Lisboa27 de Maio de 2007Árbitro: Pedro Proença (Lisboa)Árbitros assistentes: Tiago Trigo e Ricardo Santos. 4.º Árbitro: João Vilas-Boas
SPORTING – Ricardo, Abel, Caneira, Polga e Tello (Tonel, 64 m); Miguel Veloso, João Moutinho, Nani e Romagnoli (Custódio, 90 m), Alecsandro (Yannick Djaló, 65 m) e Liedson.Treinador: Paulo BentoAcção disciplinar: Cartão amarelo para Nani (69 m).Golo: Liedson (85 m)
BELENENSES – Costinha, Amaral (Carlitos, 78 m), Rolando, Nivaldo e Rodrigo Alvim; Sandro Gaúcho, Ruben Amorim (Fernando, 66 m) e José Pedro; Cândido Costa, Silas (Garcês, 70 m) e Dady. Treinador: Jorge Jesus

Aucun commentaire: