jeudi 31 mai 2007

Filipe Soares Franco: "Nani para o ano valeria metade"




Filipe Soares Franco explicou, em conferência de Imprensa, o que levou o Sporting a chegar a acordo com o Manchester United para a cedência, a título definitivo, de Nani.

O presidente do Conselho Directivo começou por abordar a realidade do futebol português em comparação com outros clubes europeus: "Portugal compete na Europa com países que têm um mercado oito vezes maior que o nosso e em que o PIB é muito maior que o nosso País. Esta é a realidade com que vivemos e é perante ela que nos temos que enquadrar. Por exemplo, a liga inglesa factura 5 vezes mais que a liga portuguesa. E porquê? Porque as receitas dos direitos televisivos, de bilheteira e da publicidade são muito superiores. Isto também tem a ver com o nível de vida desse país. Outro exemplo, é o Real Madrid que factura entre seis a dez vezes mais que o Sporting. Portanto, é com este tipo de realidade que vivemos. Daí que Portugal seja, por força da razão, um país vendedor e não comprador de talentos".

Filipe Soares Franco passou a explicar o que aconteceu com Nani. "O Nani tinha contrato por mais duas épocas e tinha uma cláusula de rescisão de 20 milhões. Portanto, para o ano ele passaria a valer metade do que vale actualmente, já que estaria a seis meses de ficar livre. No que diz respeito ao jogador, fomos abordados por vários clubes que queriam pagar a cláusula de rescisão do Nani, mas como temos óptimas relações com o Manchester United, procurámos chegar a acordo. Aliás, o próprio Manchester quis vir a Portugal e avisou, de imediato, que não queria accionar a cláusula de rescisão, mas sim chegar a acordo a bem. Ora como o Sporting é um Clube de bem, procurámos então acertar todos os pormenores. Quero, aliás, dizer que quer o Manchester, quer o representante do jogador foram impecáveis neste processo. Além disso, será importante salientar que com este acordo o Sporting melhorou, em 5 milhões de euros, a cláusula de rescisão que era de 20 milhões de euros".

Mas o dirigente quis relembrar que " o Sporting não pôs, nem põe nenhum dos seus talentos à venda. Agora há uma grande diferença entre pôr o jogador à venda e virem os clubes accionar cláusulas de rescisão. O Sporting é uma escola de formação e é evidente que ninguém gostou de ver partir o Nani, já que todos sonhamos em ter uma equipa de grande competitividade. Mas é importante que, por um lado sejamos realistas e, por outro gerir bem a carreira de um jogador que também tem o direito à sua vida e ao seu sucesso. Isto é o Sporting, uma Instituição de bem que também quer ajudar os seus jogadores. Além disso, os salários pagos em Inglaterra são muito superiores aos salários portugueses".

Sobre os 25 milhões de euros que a Sporting SAD vai encaixar, Filipe Soares Franco disse que "isso não quer dizer que estamos ricos. Este dinheiro é, sem dúvida, um balão de oxigénio, mas é uma verba que terá que ser gerida equilibradamente e que deve ser canalizada para a competitividade da equipa, formação e para reduzir o passivo".



"Há interesse do Sporting em Romagnoli"

Explicada a situação de Nani, Soares Franco passou a abordar outros assuntos relacionados com o interesse, ou não, do Sporting nos actuais jogadores do plantel.

Quanto a Romagnoli, o presidente "leonino", disse que "há interesse do Sporting em que o jogador fique, mas a época acabou há poucos dias, o que significa que é preciso tempo e bom senso para tratar do processo. Eu costumo dizer que não há nada pior do que fazer um mau negócio".

"Tello não é uma pessoa grata"

No que diz respeito a Rodrigo Tello, Filipe Soares Franco esclareceu: "Já ouvi alguns comentários sobre a SAD por não ter renovado com o Tello há mais tempo. O Sporting foi até onde podia com o Rodrigo Tello. O Sporting paga aquilo que acha que vale o seu jogador e daí não passa. Nós chegámos a acordo com o Rodrigo Tello e ele deveria ter vindo à SAD assinar mas, a verdade é que teve uma atitude lamentável. Bastava um telefonema a dizer que o que o Sporting lhe oferecia não era o que ele desejava. Bastava um telefonema para dar uma satisfação que as coisas eram diferentes. Mas, o Tello preferiu não atender o telefone, preferiu estar em sítio desconhecido".

Assim, o dirigente classificou o comportamento do jogador da seguinte forma: "O Rodrigo Tello não é uma pessoa grata ao Sporting e face a tudo o que o Clube fez por ele, estamos sentidos com o seu comportamento. Além disso, o assunto Tello foi encaminhado para o gabinete jurídico do Sporting".

"A palavra das pessoas vale muito para nós e com esta atitude o Tello revelou muito sobre o seu carácter. Bastava ter dito ao Sporting que queria resolver a sua vida de outra forma", concluiu.

"Situação de Custódio ainda não está definida"

Quanto à possível saída de Custódio para o Dínamo de Moscovo, Soares Franco explicou que "esta situação ainda não está definida. Existe realmente interesse do Clube russo em Custódio, mas ainda não está nada concretizado".

"Paulo Bento é que decide"

Sobre as possíveis dispensas de Carlos Martins e João Alves, o dirigente relembrou que "a lista de dispensado será feita pelo treinador. Será o Paulo Bento a definir o que pretende para o grupo de trabalho. Primeiro ele falará com os seus jogadores e só depois é que toda a gente ficará a saber".

Aucun commentaire: